Acesso ou cadastro Autor(a)

A Literatura na Formação do Cidadão: Uma Janela para o Mundo e para Si Mesmo

Em tempos de algoritmos que moldam preferências e vidas aceleradas por cliques, falar sobre literatura pode parecer, à primeira vista, um convite ao passado. No entanto, ler — e, sobretudo ler literatura — é um das ações mais revolucionárias e necessárias da contemporaneidade. A literatura não apenas enriquece o vocabulário ou melhora a escrita: eEla forma e transforma o cidadão.

A literatura é uma linguagem da experiência humana. Ao folhear um romance, uma crônica, um conto ou um poema, o leitor adentra mundos que não são seus, vive dores e alegrias de personagens, enfrenta dilemas éticos e se depara com perspectivas diferentes da sua. Esse exercício de empatia, silencioso e profundo, é talvez um dos maiores instrumentos de humanização que temos. Ao compreender o outro — mesmo que fictício — ampliamos a nossa compreensão do mundo real.

Além disso, a leitura ajuda a desenvolver o pensamento crítico. Cidadãos que leem aprendem a interpretar, a desconfiar de respostas prontas, a questionar discursos e se posicionar diante das mais diversas realidades instauradas. A literatura não entrega verdades absolutas: Ela problematiza. Um cidadão crítico é um agente mais consciente na sociedade, mais atento às sutilezas do poder, da justiça e das desigualdades.

Na escola, o contato com a literatura deve ir além da decodificação de palavras. É necessário que o aluno encontre, nos livros, reflexos de sua própria existência e também janelas para outros tempos, culturas e identidades. Ler Graciliano Ramos é compreender o sertão, mas também refletir sobre o autoritarismo e a miséria humana. Ler Conceição Evaristo é tocar o racismo estrutural, a ancestralidade e a força das vozes silenciadas.

Literatura é memória coletiva. Preserva histórias, modos de falar, culturas em risco. Ao valorizar autores locais e nacionais, a leitura literária fortalece a identidade cultural e a soberania do pensamento. Um país que lê mais, pensa mais por si mesmo, fortalece sua identidade.

Investir na formação leitora é apostar na cidadania plena. É garantir que jovens e adultos tenham acesso a narrativas que os desafiem, os emocionem e os façam crescer. Leitura não é luxo; é direito. Literatura não é adorno; é instrumento de transformação. Como disse o escritor uruguaio Eduardo Galeano, “muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, pode mudar o mundo”. Ler é uma dessas pequenas grandes coisas que mudam tudo.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Cabeza de serpiente emplumada, novo livro de poesia de Claidio Daniel (Cajazeiras: Arribaçã, 2025)

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x