“A CHINA É AQUI” – A crônica viva de Fernando Dezena

— Já deu!

Faz anos que não vejo o frio demorar tanto para ir embora. Passa uma frente, depois outra, e outra… Assim não dá. Desacostumei. Nos anos 80, quando subia para Poços de Caldas todos os dias — não para comer queijo, mas para ganhar o pão — o vento cortava a pele sem piedade. Invernos de verdade. Depois, as coisas mudaram: no máximo, uma semaninha gelada. Não dava nem tempo das gavetas sentirem saudades das blusas.

Como disse Beto Guedes. Lembram? Pois é… está quase chegando setembro, e eu queria mesmo era colocar minha sunga, cair na praia e bronzear a pele — enrugada pelo tempo, não pelo frio. Os pelos brancos do bíceps brilham como fio de prata, mas não valem um elogio. A calva já tomou o território acima da testa. Sempre invejei os cabelos longos e brancos dos idosos, como o Seu Chico, meu sogro. Eu sabia, desde jovem, que não chegaria lá. Paciência. Cultuo outros prazeres — e não, não vou contar quais.

Neste momento, estou em Saltos del Guairá, Paraguai. Passeando e, claro, fazendo compras. O Shopping China encontra-se de tudo. Da última vez, comprei DV Catena a preços módicos, mas perdi meus óculos de leitura. Devem ter ficado sobre alguma prateleira. Quando percebi, já era. O motorista que nos trouxe de Umuarama, o Waldir, dono de um cavalo chamado Alazão (sem imaginação nenhuma), me indicou a loja para fazer um novo, na hora. Paguei alguns milhares de guaranis — que não passaram de cinquenta reais.

Só teve um problema: clonaram meu cartão. Dor de cabeça, mas a operadora estornou tudo. Agora, fiquei sabendo que aceitam nosso PIX. Bem mais fácil: cobram 1% e pronto. Dizem que o Trump não gosta, que ameaça a soberania americana. Problema dele.

Bom, já escrevi demais. Vou correr, senão acabo sem comprar nada. Tenho encomendas para levar e garrafas de vinho para o meu consumo. Shampoos, condicionadores, perfumes… e, quem sabe, uma blusa a mais. Porque, do jeito que vai, este frio ainda me encontra na praia — de sunga e casaco.

***

Autor

  • Fernando Dezena

    Luiz Fernando Dezena da Silva é natural de Águas da Prata, SP e atualmente mora na cidade de São Paulo. É poeta, contista e cronista. Dirige o Cafofo do Dezena, um espaço que reúne seu blog, podcast (no Spotify) e vídeos no YouTube, além de marcar presença ativa no Instagram e Facebook com reflexões literárias, crônicas e poesias. É membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista, Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE e agitador cultural no Espaço Cultural da Boca do Leão.

Compartilhe nas redes sociais.

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Receba novidades no seu e-mail assine nossa newsletter

posts recentes

livros recentes

Também podes Ler

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x