Acesso ou cadastro Autor(a)

Morte e Vida Severina: O Auto de Natal que desce ao mar (Análise e Vídeo)

Morte e Vida Severina: Uma jornada inesquecível

—   ✶   —

“Morte e Vida Severina,” o aclamado auto de natal pernambucano de , é uma obra poética que transcende a literatura, dando voz aos retirantes nordestinos e ao rio Capibaribe, para se tornar um espelho da condição humana no Nordeste brasileiro. Acompanhe a trajetória de Severino, um retirante forçado a deixar o sertão, o agreste e a caatinga em busca de uma vida menos cruel no litoral. Com uma identidade dissolvida na de milhares de outros migrantes — “muito Severinos, iguais em tudo” —, o protagonista confronta a dura realidade da “morte Severina,” uma existência marcada pela miséria, pela violência e pela velhice que chega antes dos trinta.

A descida rumo ao Recife não é apenas uma viagem geográfica, mas também uma jornada introspectiva e assustadora. Severino encontra a morte física em cada parada, descobrindo que mesmo o trabalho e o sustento no litoral se organizam em torno do grande negócio da morte, como atesta a figura da rezadora e o ofício dos coveiros. Pressionado pela desilusão e pela ausência de esperança, ele considera o suicídio, perguntando-se se vale a pena continuar lutando. É neste ponto de maior desespero que a obra cumpre seu papel de auto de natal: o nascimento de um novo Severino, filho de Mestre Carpina José, irrompe como uma explosão de vida, uma resposta teimosa e elementar à ameaça do nada.

Acompanhe os versos cortantes de João Cabral e o desfecho emocionante desta busca por um motivo para viver. Convidamos você a assistir ao vídeo a seguir, uma poderosa animação deste poema, para testemunhar a jornada de Severino e a triunfante, ainda que frágil, beleza da vida que insiste em brotar mesmo nas condições mais áridas.

O Poema Animado: Assista Agora

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Neste livro de poemas, Adrienne Savazoni compartilha que, como espécie, não somos os únicos a sofrer diante da vida, sem brilho nesse universo intenso e vasto, escuro que ri do infinito de nossa efemeridade.
Constelação Haroldo de Campos é uma antologia poética organizada por Claudio Daniel com poemas de 40 autores

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x