Acesso ou cadastro Autor(a)

Dois poemas do poeta angolano Abreu Praxe

Abreu Praxe

a câmara elemento da rasura

transmudar o monólogo obscuro emagrece o tempo contrária plenitude imperfeita cai azeda palavra há sempre limites para o exílio de textura vertical penumbra os ângulos auroras de meia superfície molham a relva tarde os papéis brancos infernos ainda um corpo imperativa bainha defeito lençol nascimentos esquecimentos descobrimentos de rima relvado poema fumaça da água viva conjunção os escombros mastigado avesso árvores plana geometria parada lança rasura a transparência devolve a montanha outra lavra

❦ ✦ ❦

dimensões ossificadas chaves

a chave treme no repouso da porta a janela ronda pequeno porto tudo dispersa apesar da ruga inglesa as persianas estradas paredadas em negrito partes sufocadas voltam em gestos confusos sem lâmpadas dormia a criança na inscrição falava umberto saba vivo a um povo de mortos possesso certamente malo conhecido destroço no sul da ilha perfurado céu metálico mar as raízes desta estalagem telegráficos beijos espessos numerosos lábios perdiam as chaves adormece na mesma semana outra mão à direita unia as pálpebras ao tecido germe ossificadas chaves sem portes

Abreu Praxe

Postagens mais visualizadas

  1. A EXUMAÇÃO DE UM CÃO CHAMADO DUCK – Um conto de Octaviano Joba (3.445)
  2. “Um dia quis ser rio para guardar a memória da terra” – A poesia de Cristina Siqueira  (3.016)
  3. “Cabritos à solta” – Um conto do moçambicano Octaviano Joba (2.887)
  4. Sob Silêncio, o Reverso dos dias, o Eixo Ausente – A poesia de Vasco Cavalcante (2.766)
  5. “Vasos ficam lindos se ornados com flores” – A poesia paraense de Ana Meireles (2.470)

Compartilhe esse post!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Cabeza de serpiente emplumada, novo livro de poesia de Claidio Daniel (Cajazeiras: Arribaçã, 2025)

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x