Acesso ou cadastro Autor(a)

Entre Sapos e Estrelas — o coração noturno do nosso jardim

Entre sapos e estrelas, o coração noturno do nosso jardim

Entre Sapos e Estrelas - o coração noturno do nosso jardim

Por aqui, o jardim é grande, divide-se em três. O verde tem vontade própria, as flores perfumam e luzem. As sombras se movem com o vento, o quintal é um amante de nossas quinquilharias e de coisas que já morreram.

Minha Maria Alice (ainda lá pelos cinco anos de idade, agora perto dos dezessete) gostava dos sapos. Cuidava de um casal, Sassá e Sessé. Eles pareciam saber que possuíam uma tutora, uma doninha de olhos curiosos, mãos pequenas e coragem de criança. Maria os segurava de um jeito que só a inocência permite, longe do espanto e perto do amor.

Com o tempo, Sasá e Sessé tiveram filhos. O jardim cresceu, a saparia também. Maria descuidou de ser criança e os deixou de lado. Eles, não. À noite, saem do verde úmido e procuram a ração do Black Júnior e do Mike.

Mike é um cão bonito, saboreando a velhice com paciência e sono. Nada o perturba, ninguém o incomoda. O Black Júnior é nosso cão jovem, um príncipe. Houve um tempo em que andou às turras com os sapos. Era início de uma madrugada, brigaram feio. Black levou a pior, foi envenenado, um corre-corre. Salvou-se. Desde então, vive em paz com os pequenos seres de mármore amarronzado.

Os sapos são noturnos. Saem para conversar com a lua, contar estrelas, ouvir o céu escuro, cantar baixinho. Alguns perderam suas vergonhas e se amam à vista de todos. Outro dia filmei um acasalamento demorado, um abraço úmido e sereno, o chamado amplexo. Black assistiu a tudo, quase impassível. Duvidam? O vídeo está logo aí embaixo.

O dia amanhece num calorzinho, desdenhando da madrugada. Daqui a pouco chegarão os mais de trinta passarinhos para o café da manhã. Com esses, o Black ainda não fez amizade. Mas essa é outra e quem sabe, a próxima história.

E que você tenha um jardim e que ele também conte histórias.

Edmir Carvalho Bezerra

Assista: Sapos namorando — o amplexo noturno do jardim

Vídeo curto, gravado no jardim de casa — Um abraço úmido e sereno, o chamado amplexo.

Ver-O-Poema.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Cabeza de serpiente emplumada, novo livro de poesia de Claidio Daniel (Cajazeiras: Arribaçã, 2025)

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x