Acesso ou cadastro Autor(a)

‘Noite de Ano Novo’ – Um Poema inédito de Antônio Moura

Noite de Ano Novo - Ilustração

Noite de Ano Novo

À sombra da Via-Láctea contemplo o belo, a estelar clareza do mistério, a se estender num véu leve – plumas sobre tudo o que é humano e breve Dentro de uma música que só o ar da noite escuta, faz-se uma pausa entre uma nota de pesar e um acorde de esperança a nos acordar da luta Assim nos cabe nessa hora feérica, – em que nada termina nem começa – entretecer a coroa de sonho e ciclos que envolve nosso corpo rés à terra Malgrado as feridas ferozmente infligidas à finíssima pele da vida, – crisálida envolvida em penumbra – algum bálsamo reage em alquimia A nos lembrar que, muito embora escasso seja o quinhão da nobreza, é preciso erguer a árvore da beleza pr’um inocente animal se sombrear E neste instante sem fim nem começo subimos à meia-noite pelos ponteiros, que marcam o encontro entre o agora, o porvir e o rastro aceso da memória

Antônio Moura

Petrolina, 31/12/2025

Foto do autor

Antônio Moura nasceu em Belém do Pará, em 1963. Poeta e tradutor, tem 17 livros publicados: 14 no Brasil (9 autorais, 5 de tradução) e 3 no exterior (Reino Unido, Catalunha e México, com traduções, respectivamente, de Stefan Tobler, Joan Navarro e Víctor Sosa). Entre esses, os livros "Silence River", premiado na John Dryden Translation Conpetition (Reino Unido), com turnê de lançamento por oito cidades da Inglaterra, passando por Londres e Oxford; a antologia “A guerra invisível”, antologia indicada ao Prêmio Candango de Literatura 2022; e Poesia Reunida, editada pela UFPA – Universidade Federal do Pará. Diversas vezes publicado em revistas e antologias nacionais e internacionais, incluindo Portugal, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Pouco antes de morrer, em 1977, Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu.
O que pode a poesia diante do tempo e da memória? O que pode a poesia diante do espanto da Vida de uma vida e do Tempo de todos os tempos que sempre nos encontra em algum lugar anywhere out of the world?

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x