Acesso ou cadastro Autor(a)

‘Noite de Ano Novo’ – Um Poema inédito de Antônio Moura

Noite de Ano Novo - Ilustração

Noite de Ano Novo

À sombra da Via-Láctea contemplo o belo, a estelar clareza do mistério, a se estender num véu leve – plumas sobre tudo o que é humano e breve Dentro de uma música que só o ar da noite escuta, faz-se uma pausa entre uma nota de pesar e um acorde de esperança a nos acordar da luta Assim nos cabe nessa hora feérica, – em que nada termina nem começa – entretecer a coroa de sonho e ciclos que envolve nosso corpo rés à terra Malgrado as feridas ferozmente infligidas à finíssima pele da vida, – crisálida envolvida em penumbra – algum bálsamo reage em alquimia A nos lembrar que, muito embora escasso seja o quinhão da nobreza, é preciso erguer a árvore da beleza pr’um inocente animal se sombrear E neste instante sem fim nem começo subimos à meia-noite pelos ponteiros, que marcam o encontro entre o agora, o porvir e o rastro aceso da memória

Antônio Moura

Petrolina, 31/12/2025

Foto do autor

Antônio Moura nasceu em Belém do Pará, em 1963. Poeta e tradutor, tem 17 livros publicados: 14 no Brasil (9 autorais, 5 de tradução) e 3 no exterior (Reino Unido, Catalunha e México, com traduções, respectivamente, de Stefan Tobler, Joan Navarro e Víctor Sosa). Entre esses, os livros "Silence River", premiado na John Dryden Translation Conpetition (Reino Unido), com turnê de lançamento por oito cidades da Inglaterra, passando por Londres e Oxford; a antologia “A guerra invisível”, antologia indicada ao Prêmio Candango de Literatura 2022; e Poesia Reunida, editada pela UFPA – Universidade Federal do Pará. Diversas vezes publicado em revistas e antologias nacionais e internacionais, incluindo Portugal, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Escrita Implacável: organize suas ideias, domine seu texto e escreva com clareza e autoridade.
Pouco antes de morrer, em 1977, Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu.

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x