Acesso ou cadastro Autor(a)

Nuno Brito: O Amor Infinito e a Poesia da Liberdade (2025)

Nuno Brito

Um animal feliz entre outros

Amo o mundo como uma criança que ri inteira e feliz e sem um dente da frente e rio inteiro do mundo inteiro porque rir do mundo é amá-lo verdadeiramente e vê-lo verdadeiramente como ele é e pode ser. Amo o mundo como uma criança que ri Inteira como um dente de leão a espalhar-se pelo campo todo para voltar a nascer outra vez em vários sítios diferentes ao mesmo tempo e ser completo e inteiro em todo o lado e até ao fim Amo o mundo como uma criança que ri Feliz e inteira e sem um dente da frente.


Oração de Esperança

Povo das nove montanhas Que também sois baleias E que também sois girafas E que também sois deserto Enchei os vossos olhos de sol, Porque também sois SOL Povo das nove montanhas Que também sois semente E sémen E criação Enchei os vossos olhos de sol Porque também sois SOL Povo das nove montanhas Que também sois rebanho, E também sois serra e conjunto de limões Enchei os vossos olhos de sol Porque também sois SOL.


Felicidade em 2025

Ouve bem. O Amor Infinito está a ser cuidado. A ser cuidado muito bem. Dentro de mãos em concha. Mãos fortes de algodão. Quase de espuma. O amor infinito dentro das mãos em concha é quase de beber. A Revolução é um coração de pássaro a nascer no centro de uma autoestrada de prata, amor infinito e opulente. Coragem em ondas. Segurança em ondas.

O Amor infinito antes do mundo e do sol como dois joelhos e estrelas gémeas. o amor infinito transforma a medula numa estrela e o mundo numa estrela e os joelhos em duas estrelas relâmpagos braços gémeos abraçam com segurança e força, olhos faróis acendem-se um comboio pulsante carregado de sol e revolução. Coração Comboio. O Amor infinito ainda mesmo antes do mundo ser um farol. Quase de beber a chegar quente a cada célula nascente: O Amor Infinito. Está a ser cuidado, como um pássaro infinito por pirómanas ainda por nascer.

O Amor Opulente: Segurança em ondas.

Olá Liberdade! Porto, Exclamação, 2025.

VER-O-POEMA
Foto do autor

Nuno Brito nasceu no Porto em 1981. É autor de livros de poesia e conto. Participou em antologias coletivas de poesia portuguesa no México no Brasil, em Espanha e na Grécia. Em 2009 obteve o Prémio Literário da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto na categoria de Poesia e em 2010 na categoria de Conto. É Doutorado em Literaturas Brasileiras e Portuguesas pela Universidade da Califórnia onde foi Leitor do Camões Instituto da Cooperação e da Língua entre 2020 e 2022. Foi Professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nacional Autónoma do México entre 2012 e 2014. Atualmente é Professor Visitante no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Universidade de Búfalo em Nova Iorque onde vive com a sua família desde 2022 e onde é editor da Revista Farol: Journal of Literature and Other Arts.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Pouco antes de morrer, em 1977, Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu.
O que pode a poesia diante do tempo e da memória? O que pode a poesia diante do espanto da Vida de uma vida e do Tempo de todos os tempos que sempre nos encontra em algum lugar anywhere out of the world?

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x