Acesso ou cadastro Autor(a)

Nuno Brito: O Amor Infinito e a Poesia da Liberdade (2025)

Nuno Brito

Um animal feliz entre outros

Amo o mundo como uma criança que ri inteira e feliz e sem um dente da frente e rio inteiro do mundo inteiro porque rir do mundo é amá-lo verdadeiramente e vê-lo verdadeiramente como ele é e pode ser. Amo o mundo como uma criança que ri Inteira como um dente de leão a espalhar-se pelo campo todo para voltar a nascer outra vez em vários sítios diferentes ao mesmo tempo e ser completo e inteiro em todo o lado e até ao fim Amo o mundo como uma criança que ri Feliz e inteira e sem um dente da frente.


Oração de Esperança

Povo das nove montanhas Que também sois baleias E que também sois girafas E que também sois deserto Enchei os vossos olhos de sol, Porque também sois SOL Povo das nove montanhas Que também sois semente E sémen E criação Enchei os vossos olhos de sol Porque também sois SOL Povo das nove montanhas Que também sois rebanho, E também sois serra e conjunto de limões Enchei os vossos olhos de sol Porque também sois SOL.


Felicidade em 2025

Ouve bem. O Amor Infinito está a ser cuidado. A ser cuidado muito bem. Dentro de mãos em concha. Mãos fortes de algodão. Quase de espuma. O amor infinito dentro das mãos em concha é quase de beber. A Revolução é um coração de pássaro a nascer no centro de uma autoestrada de prata, amor infinito e opulente. Coragem em ondas. Segurança em ondas.

O Amor infinito antes do mundo e do sol como dois joelhos e estrelas gémeas. o amor infinito transforma a medula numa estrela e o mundo numa estrela e os joelhos em duas estrelas relâmpagos braços gémeos abraçam com segurança e força, olhos faróis acendem-se um comboio pulsante carregado de sol e revolução. Coração Comboio. O Amor infinito ainda mesmo antes do mundo ser um farol. Quase de beber a chegar quente a cada célula nascente: O Amor Infinito. Está a ser cuidado, como um pássaro infinito por pirómanas ainda por nascer.

O Amor Opulente: Segurança em ondas.

Olá Liberdade! Porto, Exclamação, 2025.

VER-O-POEMA
Foto do autor

Nuno Brito nasceu no Porto em 1981. É autor de livros de poesia e conto. Participou em antologias coletivas de poesia portuguesa no México no Brasil, em Espanha e na Grécia. Em 2009 obteve o Prémio Literário da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto na categoria de Poesia e em 2010 na categoria de Conto. É Doutorado em Literaturas Brasileiras e Portuguesas pela Universidade da Califórnia onde foi Leitor do Camões Instituto da Cooperação e da Língua entre 2020 e 2022. Foi Professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nacional Autónoma do México entre 2012 e 2014. Atualmente é Professor Visitante no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Universidade de Búfalo em Nova Iorque onde vive com a sua família desde 2022 e onde é editor da Revista Farol: Journal of Literature and Other Arts.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Escrita Implacável: organize suas ideias, domine seu texto e escreva com clareza e autoridade.
Pouco antes de morrer, em 1977, Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu.

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x