Poemas de Vasco Cavalcante
Poesia paraense, Belém do Pará, Vasco Cavalcante, Fundo de Gaveta, Editora Patuá, Literatura Brasileira.
Vasco Cavalcante: A Voz da Poesia Paraense
Nascido em Belém do Pará, Vasco Cavalcante foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa Fundo de Gaveta (1981-1983), marcando o cenário literário da região.
Sua trajetória inclui os aclamados livros de poemas publicados pela Editora Patuá: Sob Silêncio (2015) e Reverso dos dias (2017). Em 2023, o autor também compartilhou sua jornada no livro autobiográfico Labirintos da Palavra.
O Lançamento físico será no dia 10 de dezembro, às 19h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, em Belém do Pará.
Prefácio: Jorge Henrique Bastos
Posfácio: Amarilis Tupiassú.
Editora Patuá (SP, 2025)
A Consolidação da Voz Poética
“Com a publicação desse livro, é lícito afirmar que a voz característica do poeta se consolida de forma flagrante, expondo suas obsessões, sua densidade e o timbre que moldou.”
“Torna-se curioso constatar que o autor manteve-se fiel aos seus direcionamentos criativos, aperfeiçoando e aprofundando as suas experiências estilísticas, temáticas e imagéticas. (…)”
“Sua matriz poética propriamente dita se preserva alerta e dialogante; o aspecto lúdico-construtivo de algumas peças expõem-se de maneira enfática; os versos continuam minimalistas, límpidos e demonstram bem a sua fidelidade discursiva. A sua captação imagética acentua a tensão do seu olhar, tornando o poema numa estrutura que parece explorar o cerne das coisas e do mundo.”
— Jorge Henrique Bastos | Trechos do Prefácio do livro
