Acesso ou cadastro Autor(a)

Renato Torres nos apresenta 3 poemas do seu livro “Conheço Palavras Perigosas”

Imagem destaque - Palavras perigosas

Fuga da poesia

eras o indulto e a passagem. pulavas nas palavras à maneira de um beduíno que enfrenta a paisagem tua face errante sublimada ergue a voz com o fio dos cutelos ferindo a madeira da estrada preenchendo as imensidões donde o nada negava repouso intercurso do esforço em saber que a poesia gesta inquieta, e exige silêncio – um silêncio povoado. na sela rocinante, mastigas a pólvora do veio ensolarado o suor, teu fado desde a infância sabe este sumo a língua diurna divide a faina entre a gordura e o sal do fervor de juras essa costura em tuas omoplatas não mente: não medes alturas e as funduras são teu alqueire como a águia de Gullar, mergulhas e ao que indistintamente engulas explode o refluxo do mar ora tornado areia e miragem disso tudo, sabes, há de urgir a carruagem do devir órfã de qualquer caravana à margem dos dias, meses, semanas em que desenganas o que sentes.

A escritura

uma vez mais compreendes o que te cerca: a conversa escura e multitudinária os olhares ubíquos das rapinas. repetes coitos e mantras na surdez esfacelada enquanto nada mais é tão nítido. tens a agonia súbita das retinas, a recusa orgulhosa do pão doado e a teu lado, a qualquer hora, ardem querências ansiosas. forjas o brilho das rosas descritas e o verbete inédito segue intocado. buscas calado o que te ousa doer, e a farpa dourada adorna-te a garganta. … uma vez mais agiganta-se o sentido: acrílico, zinco, a curvatura vistosa do próximo crepúsculo a musculatura da infância, irresistível e elástica, a medida lúdica do exercício mortal, a escritura (essa inversa procura do que sabemos inexistir e acerca do que terminamos por auscultar, mímicos, nas palavras que nos concorrem emersas d’um leito invisível).

Sangue de barro

andando pelo bairro Guamar mais do que andar desandar a colher dessas casas o rumor de mar de gente a andar gênese da febre de encontrar em cada esquina estar o bem e o mal bebendo em mesa de bar em beira de mágoa amargar o sangue de barro o escarro do trânsito o transe turvo da água basta para gastar a encosta pode custar a vida inteira a andança pelo bairro sem esperança a piçarra descalça caroços e serragem ruminam os fósseis da lepra primeva – Eva e Lázaro Adão e Desdêmona um demônio que habita as castanheiras derrubadas coroado pelo desdém das fadas afeta os transeuntes no signo no berço úmido das arcadas até a arca do mistério no cemitério Santa Isabel.

Renato Torres

Gostou dos poemas? Deixe um comentário e compartilhe nas suas redes sociais:

Foto do autor

Renato Torres é cantor, compositor, poeta, instrumentista, arranjador, diretor e produtor musical. Criou e dirige o Guamundo Home Studio. Livros e álbuns lançados: Perifeérico (Verve, 2014), "Conheço Palavras Perigosas" (Amo!, 2022), "Bem Musical", 2004, "Tempo Líquido", 2006, "Independente", 2015, "Voar a Pé", 2017, "Dois Caminhos", 2018, "Vida é Sonho", 2019, "Cantos de Encantaria", 2021, "Sabiazeiro", 2022.

Compartilhe esse post!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Outros posts

Cadastre-se como autor(a) no Ver-O-Poema.

Após se cadastrar você poderá enviar suas próprias postagens e nós cuidaremos das configurações.

assine nossa newsletter

postagens recentes

comentários recentes

divulgação

Cabeza de serpiente emplumada, novo livro de poesia de Claidio Daniel (Cajazeiras: Arribaçã, 2025)

vendas

Em Pssica, que na gíria regional quer dizer ‘azar’, ‘maldição’, a narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres. Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Agora em uma edição especial de colecionador com capítulo extra inédito, conheça o thriller de estreia de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno editorial e best-seller mundial.
Editora Rocco relançou toda a sua obra com novo projeto gráfico, posfácios e capas que trazem recortes de pinturas da própria autora
Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil.
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x