Paixão pela leitura!

Primeira tarde (Première soirée) – Arthur Rimbaud

– Quase despida estava ela E de um grande ramo indiscreto Folhas saltavam na janela Em malícia, perto, perto…

Fernanda Torres declama o poema “necrológio dos desiludidos do amor”, de Carlos Drummond de Andrade – leitura e declamação

Os desiludidos do amor estão desfechando tiros no peito. Do meu quarto ouço a fuzilaria. As amadas torcem-se de gozo. Oh quanta matéria para os jornais…

O labirinto fantástico de Jorge Luís Borges

A literatura esteve sempre em Borges, e ele soube-o desde o início como um destino a cumprir. Aos seis anos comunicou à família que queria ser escritor. Poderá ser apenas uma lenda que fica bem na biografia de um dos autores da América latina mais conhecidos no mundo…

Poemas de Hans Magnus Enzensberger

Amargo-tangerina

Poemas de Romério Rômulo

Romério Rômulo (poeta prosador) nasceu em Felixlândia, Minas Gerais, e mora em Ouro Preto, onde é professor de Economia Política da UFOP e um dos fundadores do Instituto Cultural Carlos Scliar – Rio de Janeiro RJ.

Dog por Luís Araujo Pereira

Não se sabia ao certo em qual hora o cachorro fora atropelado. O animal, contudo, jazia desde cedo próximo ao meio-fio, as patinhas estendidas…

Poemas de Wislawa Szymborska

Wislawa Szymborska nasceu em 1923, no vilarejo polonês de Bninie. Começou a escrever poesia aos vinte e poucos anos.

Cinco poemas de Paul Valéry

mbroise Paul Toussaint Jules Valéry nasceu em 30 de outubro de 1871 em Sète, cidade da costa mediterrânea francesa, e morreu no dia 20 de julho de 1945, em Paris. Na cidade de Montpellier, além do ensino secundário, estudou Direito…

Cinco poemas de Mário Faustino

Mário Faustino dos Santos e Silva nasceu em Teresina (PI), em 22 de outubro de 1930, e morreu em um acidente aéreo, nas cercanias de Lima, capital do Peru, em 27 de novembro de 1962.

Poemas de Christian Dancini

Christian Dancini de Oliveira é um poeta nascido e residente de São Roque, São Paulo, que escreve poesia desde os onze anos. Com 15 anos lançou a obra Fragmentos de uma aurora em PDF para baixar gratuitamente…

Pablo Neruda | TU ERAS TAMBÉM UMA PEQUENA FOLHA

Poema de Pablo Neruda – Tu eras também uma pequena folha…

A importância da leitura

Você já se perguntou qual é a importância da leitura? Já percebeu como a leitura serve de guia para nossas atividades rotineiras?

A poesia de Lívia Natália

Lívia Maria Natália de Souza Santos nasceu em Salvador – BA em 1979. Filha de Osun, criou-se nas dunas no Abaeté e, segundo a autora, alimentada por Iemanjá, muito se banhou na poética praia de Itapuã…

Poemas de Adília Lopes

Adília Lopes nasceu na capital portuguesa, no dia 20 de abril de 1960 e era o pseudônimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira. Sua estreia literária aconteceu aos 24 anos, quando participou da primeira edição do Anuário de Poetas Não Publicados, da editora Assírio & Alvim, que também publicou algumas de suas obras mais recentes.

A Eterna Imprecisão de Linguagem

– Da noite? de um dia? do ar? da paixão? do besouro? da quaresma? das almas? de abril? de maio? do imperador? da imperatriz? de cera? de coral? de enxofre? de lã? de lis? de pau? de natal? de são miguel? de são benedito? da santa cruz? de sapo? do cardeal? do general? de noiva? …

Livros grátis para download